Clícia Ferreira Machado

 

A Clícia cresceu entre linhas, agulhas, tecidos, desenhos, pontos e cores. Sua mãe, bordadeira de profissão, imprimiu nela o olhar sensível para o gesto criador e para a moda, sua paixão. Graduada em Comunicação Social; especialista em Marketing Empresarial, Gestão Estratégica e Marketing de Moda; mestra em Estudos de Linguagens; é professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade Pitágoras, e do curso de Design de Moda do Centro Universitário UNA. Participa do Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda do CEFET-MG e integra o quadro de consultores da FIEMG. Já lecionou nos cursos de graduação em Design de Moda da UNIFENAS e FACED (onde também foi coordenadora), tecnólogo em Moda da UNIPAC e técnico de Produção de Moda do CEFET. Também foi docente dos cursos de pós-graduação em Design de Moda da FACED e em Direção Criativa de Moda da UNA. Já apresentou diversas pesquisas no CIMODE e no Moda Documenta. Ministrou treinamentos na área, entre os quais, Fundamentos da Comunicação e do Marketing para Indústrias de Moda, na UFMG. Atuou na concepção e execução da revista da marca de moda Território Nacional. É coolhunter, o que lhe outorga ver, compreender as pessoas e seus comportamentos e, especialmente, ampliar suas percepções sobre a moda.

 Fotografia: Juliana Figueroa

Fotografia: Juliana Figueroa

 
 

 

Cíntia Sousa Oliveira

 

A Cíntia ama arte, filosofia, educação e moda. Como uma costureira, teceu em sua vida um patchwork destes conhecimentos. Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, pesquisa Filosofia, Educação, Arte e Corporeidade. Na mesma instituição participa dos núcleos de pesquisa Processos em Arte e Tecnologia, e Pesquisa em Vestuário e Moda.  Formou em Pedagogia pela UEMG, fez MBA em Administração e Gestão Universitária pela Faculdade Arnaldo. Neste curso participou da coautoria do livro A Arte de Gerir IES. Já morou no Rio, aonde fez especialização em Filosofia da Arte e Filosofia Contemporânea (PUC-Rio). Lá também pesquisou dança contemporânea, figurino, artes cênicas e dramaturgia brasileira, Já lecionou no curso de Design de Moda e no curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Marketing de Moda da FACED, aonde também foi coordenadora do Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Moda. Já apresentou diversos trabalhos nos Colóquios de Moda, na área da Semiótica e Estética. É também professora no curso de Moda da UNA Divinópolis e pesquisadora de questões sobre corpo, gênero, tecnologia, processo criativo e educação contemporânea.

 Fotografia: Juliana Figueiroa

Fotografia: Juliana Figueiroa

 
 
 

 

Luiza Magalhães Oliveira

 

A Lu desde criança ama moda! Ela criava roupas em bonecas de papel; fazia pulseiras em um tear de brinquedo e adorava desfilar com as primas. Aprendeu com a avó a costurar. Tornou-se bacharel e mestra em Comunicação Social (PUC Minas) pesquisando moda. Trabalhou como produtora de moda autônoma para várias marcas mineiras. Foi docente dos cursos de Moda, além de coordenadora dos laboratórios da área no Centro Universitário UNA. Também deu aula na UEMG, no IEC PUC Minas e na Faculdade Pitágoras. Estudou Coloração Pessoal (Enmoda e Studio Immagine) e História e Repertório de Moda (Enmoda), Personal Shopper e Como Fazer Malas Inteligentes (Oficina de Estilo - SP), História da Moda Brasileira (Colóquio de Moda), Moda e Arte (Moda Documenta), Cultura Visual e Moda e Psicanálise (UFMG). É Consultora de Imagem especialista em Psicologia da Autoimagem pela Ecole Supérieure de Relooking Paris/França – Brasil, escola na qual é professora de Personal Shopper. Treina equipes do varejo de moda (Alphorria, ACIF CDL Formiga – MG) e participa de lançamentos de coleção como Personal Stylist (Arezzo Lourdes, Mia Maison). Também participa anualmente da Fashion Revolution Week de Belo Horizonte. Ama ser educadora e, porque acredita e trabalha por uma moda com mais propósito, fundou a Plural Espaço de Moda.

 Fotografia: Juliana Figueiroa

Fotografia: Juliana Figueiroa

 
 
 

 

Maria Claudia Bonadio

 

A Maria Claudia desde os anos 90 estuda as relações entre moda e gênero! Depois de atuar por quase dois anos no Núcleo de Estudos do Gênero da Unicamp, formou-se em História defendendo sua pesquisa Moda! Um perigo para as boas moças. No mestrado, sua dissertação sobre moda, mulheres e consumo foi publicada no livro Moda e sociabilidade: mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920 (SENAC, 2007). Seu doutorado também se transformou em livro: Moda e publicidade no Brasil dos anos 1960 (nVersos, 2014, indicado ao prêmio Jabuti). Organizou, ao lado de Ivana Simili, o livro Histórias do vestir masculino: narrativas de moda, beleza e elegância (EDUEM, 2017); e ao lado de Maria de Fátima Mattos, o livro História e Cultura de Moda (Estação das Letras e Cores, 2011). Seus textos já foram publicados em revistas internacionais como a Fashion Theory e a International Journal of Fashion Studies. Também tem publicação no livro Moda, città e immaginari. Ela trabalhou nove anos como docente do bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac SP. Desde 2013 é professora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Como não se cansa de estudar, em 2014 concluiu o estágio pós-doutoral no Museu Paulista da USP.

164401_4.jpg
 
 
 

 

Patrícia Bigonha

 

A Patrícia aprendeu a construir espaços, organizar e decorar ainda quando criança! Durante uma década trabalhou em um laboratório de manipulação (sim, ela também é farmacêutica!), mas nunca abandonou seu lado criativo, pois sempre que sobrava um tempo ela corria para a loja para organizar todo o espaço e montar as vitrines de lançamentos. Foi assim que ela percebeu que estava "no lugar errado” e voltou para a faculdade. Formou-se em Design de Interiores (UNA) em consultoria de moda e estilo e se especializou em Gestão Estratégica de Pessoas (UFMG). Ela também fez cursos livres de design de estampas, vitrinismo, visual merchandising, personal branding e processos criativos. Foi vencedora do Portal Ouro (UNA) no curso de Design de Interiores e ficou em 2º lugar nacional no prêmio Deca Estudos de um Banheiro, em 2015. Já participou da mostra de decoração Morar Mais por Menos BH/2016. Hoje desenvolve e executa projetos de interiores residenciais, comerciais e corporativos; além de projetos de visual merchandising em lojas de varejo. É docente do curso livre Vitrinista e da disciplina Ambientação e Construção de Cena do curso técnico em Produção de Moda, ambas no SENAC MG. Ela acredita que compartilhar conhecimento é o que enriquece o mundo!

p1.png
 
 
 

 

Teresa Campos Viana

 

A Teca é bacharel em Design de Moda pela Universidade Fumec, mestra e doutoranda em Design pela UEMG. Docente do curso de moda do UNI-BH, leciona as disciplinas de Tecnologia Têxtil, Produção de Moda, Design de Superfície e Planejamento de Coleção. Também é Consultora de Imagem e Maquiadora. Já apresentou pesquisas em diversos eventos como P& D de Design, Colóquio Internacional de Design, dentre outros tantos. Já trabalhou na indústria têxtil e em confecção de moda casual feminina, além de ter sido fundadora de uma marca de moda praia. Hoje se dedica ao ensino de tudo que viveu ao longo desses anos no mercado fashion e aposto na sua vocação e paixão para lecionar. Ama moda, novela (não por acaso, isso faz parte do tema de pesquisa do doutorado dela, rs!), o universo da beleza e da autoestima. Através da educação, quer promover mudanças em prol de uma despadronização estética da moda!

 

IMG_0815.jpg