Clícia Ferreira Machado

 

Cresci entre linhas, agulhas, tecidos, desenhos, pontos e cores. Minha mãe, bordadeira de profissão (literalmente, de mão cheia!), imprimiu em mim o seu olhar sensível, aguçado para a fantasia dos matizes, das formas, do traço, do gesto criador. Enfeitiçada por esse ambiente, quando criança, fiz aulas de desenho e pintura. E, mais tarde, já adulta, embora tenha demorado um pouco a me dar conta disso, encontrei na moda o locus onde exercer minha paixão pela estética, pelo universo da criação, da arte, do design, do imaginário, do sensível e do cultural. Me graduei em Comunicação Social, me especializei em Marketing Empresarial, Gestão Estratégica e Marketing de Moda e cursei mestrado em Estudos de Linguagens. Sou professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade Pitágoras, e do curso de Design de Moda do Centro Universitário UNA. Já lecionei nos cursos de graduação em Design de Moda da UNIFENAS e FACED, tecnólogo em Moda da UNIPAC e técnico de Produção de Moda do CEFET|MG. Além disso, também fui docente dos cursos de pós-graduação em Design de Moda da FACED e pós-graduação em Direção Criativa de Moda do Centro Universitário UNA. Atuei também como coordenadora do curso de Design de Moda da Faculdade de Arte e Design|FACED. Inquieta (faço “mil coisas” e estou sempre “inventando moda”) e curiosa, me deleito com as leituras, estudos e participação em eventos de comunicação, design e moda. Já apresentei minhas pesquisas nas três edições do Congresso Internacional de Moda e Design|CIMODE e no Moda Documenta, e sou pesquisadora do Grupo de Pesquisa NUPEVEM| Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda do CEFET|MG. Já ministrei diversos treinamentos na área, entre os quais, Fundamentos da Comunicação e do Marketing para Indústrias de Moda, no Centro de Extensão da Escola de Belas Artes|CENEX da Universidade Federal de Minas Geraisl|UFMG. Atuei na concepção e execução da Revista TN, da marca de moda Território Nacional, em 2010, 2012 e 2013. Integro o quadro de consultores|instrutores da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG|Regional Centro-Oeste. Meu olhar atento e interessado me levou ao coolhunting, campo que vem me seduzindo cada vez mais, uma vez que me outorga atender ao desejo de ver, compreender as pessoas, seus comportamentos, o ambiente onde estou inserida e, especialmente, ampliar minhas percepções sobre a moda. Penso que a minha inquietação e a paixão explícita pela moda é que renderam o convite para ser parceira da Plural Espaço de Moda, o que considero um presente!

 
 

 

Luiza Magalhães Oliveira

 

Desde criança sou amante da moda! Lembro-me com muito afeto das bonecas de papel para as quais eu tinha o prazer de criar roupas; de uma antigo brinquedo de tear; das tardes em que acompanhei e aprendi com minha avó a costurar e das inúmeras vezes em que brinquei de produzir desfiles! O amor pela moda me acompanhou durante a minha formação: ao me tornar bacharel e mestra em Comunicação Social (PUC Minas), escolhi como temas de pesquisa o reposicionamento de duas marcas mineiras de moda; e em seguida a construção, projeção e percepção de identidade de de uma marca de moda nacional. Trabalhei então, como produtora de moda autônoma para várias marcas mineiras de moda feminina e masculina: Lupus Wear, Zaiko Camisaria, Lorena Nunes, Cactus, Gregório Calçados e San Remo Calçados. Em seguida, fui docente dos cursos de Graduação em Moda e de Pós-Graduação em Direção Criativa de Moda, além de ter sido coordenadora dos laboratórios do Núcleo de Moda do Centro Universitário UNA. Me tornei Consultora de Imagem especialista em Psicologia da Autoimagem, através da Ecole Supérieure de Relooking Paris/França – Brasil. Treinei diversas equipes do varejo de moda, como a Alphorria, os associados da ACIF CDL de Formiga - MG, os associados da ACE CDL de Arcos-MG e o pessoal do Brechó da Zinha. Amo estudar moda; já apresentei minhas pesquisas nos eventos acadêmicos Moda Documenta e Colóquio de Moda, e estou sempre buscando novas formações na área. Já cursei História e Repertório de Moda; Coloração Pessoal (EnModa), Substitua Consumismo por Autoestima e Como Fazer Malas Inteligentes (Oficina de Estilo – SP), Upcycling de Resíduos Têxteis (Minas Pensa Moda), Upcycling - Transformando Roupas (REROUPA e FARM), Costura Industrial (SENAI MODATEC), História da Moda Brasileira (Universidade Positivo - PR), Moda e Arte (FASM - SP), Cultura Visual e Moda e Psicanálise (UFMG). Tô sempre marcando presença no Museu da Moda de Belo Horizonte e na Fashion Revolution Week BH, ofertando cursos e palestras gratuitas! Amo ser educadora (já lecionei também no Instituto de Educação Continuada PUC Minas e na Faculdade Pitágoras de Divinópolis), acredito no meu trabalho em prol de uma moda com mais propósito e é por tudo isso que decidi fundar a Plural Espaço de Moda!

Sobre_Luiza.jpg
 
 

 

Teresa Campos Viana Souza

 

Pode me chamar de Teca! Sou bacharel em Design de Moda pela Universidade
Fumec, mestra e doutoranda em Design pela UEMG. Docente do curso de moda do UNI-BH, leciono as disciplinas de Tecnologia Têxtil, Produção de Moda, Design de Superfície e Planejamento de Coleção. Também sou Consultora de Imagem e Maquiadora. Já apresentei pesquisas em diversos eventos como P& D de Design, Colóquio Internacional de Design, dentre outros tantos. Já trabalhei na indústria têxtil e em confecção de moda casual
feminina, além de ter sido fundadora de uma marca de moda praia. Hoje me dedico ao ensino de tudo que vivi ao longo desses anos no mercado fashion e aposto na minha vocação e paixão para lecionar. Amo moda, novela (não por acaso, isso faz parte do o tema de pesquisa do meu doutorado, rs!), o universo da beleza e da autoestima. Através da educação, quero promover mudanças em prol de uma despadronização estética da moda!